quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A REGIÃO DO MÉDIO PURUS

Localizada no sul do estado do Amazonas, a região engloba três municípios às margens do Rio Purus; Boca do Acre, Pauini e Lábrea.

Existem muitas comunidades ribeirinhas, algumas contam com escolas e igrejas, o tratamento de saúde é feito por agentes locais e barcos de saúde, o abastecimento e acesso dependem do rio e de igarapés.

No total, são 90.000 habitantes na região, cuja economia se baseia na agricultura de subsistência e na pecuária, com o setor de serviços se desenvolvendo em algumas cidades. O Índice de Desenvolvimento Humano, considerado médio, está em torno de 0,580, bem abaixo da media do país, 0,699, considerada alta.

Como toda a Amazônia, a região é lar de uma rica cultura tradicional, indígena, cabocla e de seringueiros. Com o desenvolvimento urbano, a cultura popular de massa vem ganhando terreno no gosto dos jovens.


Nosso objetivo é estimular a produção e gosto pela cultura, incentivando as raízes tradicionais conjuntamente com elementos incorporados da cultura mundial, como parte da evolução dialética do saber e do pensar, trabalhando na formação da identidade do novo homem amazonense, com sua raiz na terra e conectado com a aldeia global.



Nenhum comentário:

Postar um comentário