quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A VILA CÉU DO MAPIÁ

A Vila Céu do Mapiá, fundada em 1983, está situada nas cabeceiras do Igarapé Mapiá, a 30 km do Rio Purus, numa das áreas mais preservadas da Amazônia ocidental brasileira. Em 1990, com a aprovação da comunidade, o governo brasileiro criou a Floresta Nacional Purus numa área de 250.000 ha, tendo a vila como uma espécie de capital.


O Céu do Mapiá é hoje um exemplo de assentamento e uma referência de trabalho
socioambiental na região amazônica, apresentando melhor qualidade de vida, de saúde e educação. Desenvolve agricultura ecológica e importante pesquisa com plantas medicinais, mantém oficinas de artesanato e muitas outras atividades, além de incentivar as raízes da cultura amazônica.


Conta com aproximadamente 1000 habitantes, levando em conta assentamentos mais afastados à beira do igarapé. Este povo é formado pelos fundadores, principalmente acreanos, e por muitos que se somaram ao desenvolvimento da comunidade nestes anos. São pessoas vindas da região, igarapés próximos e da margem do rio Purus, das cidades locais, de diversas outras localidades do Brasil e da América do Sul e mesmo de outros países.

Assim, a vila soma às tradições amazônicas uma rica influência da cultura global, que aparece nas diversas manifestações artístico culturais desenvolvidas localmente. Como por exemplo a capoeira e maculelê praticada por jovens e crianças, o artesanato com produtos da floresta e de reciclagem, manifestações de dança, música e teatro e mesmo uma rádio comunitária local.
Tendo mais de 200 alunos na Escola Cruzeiro do Céu, que oferece todas as séries de estudo inclusive o segundo grau, projeto avançar e educação de adultos, a comunidade também conta com estudantes de nível superior, no projeto de educação à distância. Nossa biblioteca veio somar-se aos esforços pela educação do povo brasileiro,

Nenhum comentário:

Postar um comentário